O risco twitter

Cada vez mais as redes sociais tem sido fonte de informação para as pessoas saberem o que está acontecendo no mundo. Muitos jornalistas escrevem matérias com dados retirados desdes locais, como frases ditas por alguém no twitter.

O twiiter é um verdadeiro fenômeno em ter informações rápidas. Qualquer 'notícia' postada no site faz com o que foi dito rodar o mundo em velocidade recorde. Por exemplo, clubes de futebol costumam confirmar contratações via twitter e logo após o anúncio, o tópico pode virar um trending topic (entre os pais postados da rede social).

O problema é que nem sempre o twitter é uma fonte confiável, principalmente no caso de falecimentos. Muitas pessoas já morreram antes do tempo por causa da rede social. Há semanas atrás, foi o promoter Amin Kader foi dado como morto. Tudo graças a uma informação mentirosa lançada por outro promoter, David Brasil, devido a uma pegadinha.

Essa notícia se espalhou rapidamente e em poucos minutos estava em diversos portais de jornalismo. Devido a problemas como esse, quando acontece algo verídico, surge uma dúvida: 'será que aconteceu?'. Assim foi quando Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa, em Londres.

Quando a notícia surgiu e se espalhou pelo twitter, diversos veículos ficaram receosos em divulgar como verdade. No início, creditavam a informação a um portal britânico. Só depois da confirmação, pela polícia, é que foi anunciado o falecimento da cantora de forma oficial.

A última vítima foi a atriz mexicana Maria Antonieta de las Nieves. Famosa por ter interpretado a personagem Chiquinha, no seriado Chaves, Maria Antonieta foi declarada como morta por um falso perfil do canal SBT. A notícia rapidamente se espalhou pelo twitter, mas não deixava de ser uma mentira.

Portanto, o twitter é uma ferramenta para se obter informações rápidas, mas é um meio arriscado para isso. A chance de se obter algo inverídico é grande. Conseguir algum dado pelo twitter é válido, mas nunca qualquer rede social deve ser usada como única fonte para uma notícia.

0 comments:

Post a Comment