Onde está o humor escrachado?

Quase dois anos após o fim do Hermes & Renato, eu me pergunto: onde está o humor escrachado? Para onde foram as esquetes toscas, mas cômicas? Onde está aquele humor pobre em qualidade mas rico em criatividade que reinou por 10 anos na MTV?

Não que o novo tipo de humor adotado pela emissora seja ruim. Marcelo Adnet, Fabio Rabin, Paulinho Serra e tantos outros trazem um tipo diferente de comédia. Algo um pouco mais elitizado, imitações mais perfeitas e humor inteligente. Algo muito mais retirado dos populares stand-ups, a atual febre do momento.

Aliás, virou praxe: todo humorista tem que ter um show de comédia stand-up. O problema é que, salvo alguns personagens já famosos nesta categoria, como Rafinha Bastos e Danilo Gentili, a grande maioria é igual. Mesmas piadas, só mudando o contador.

Mas, enfim, falta ainda um pouco da escola antiga da comédia brasileira. Aquela retirada do simples, do politicamente incorreto, sem moral e bons costumes. Influenciado pelas pornochanchadas da época. O humor 'podre', tal como fez Hermes & Renato.

Eram desbocados, eram explícitos e sem escrúpulos. Sem dúvida que sim. Mas durante muito tempo eram o que era diferente na TV nacional em meio a 'Praça é nossa' e 'Zorra total'. Seguiam a linha do humor tosco, que vinha na MTV desde 'Os piores clipes do mundo', passando pelas narrações e comentários do 'Rockgol' e até em programas como os do João Gordo.

Tudo isso se foi. Ficou na memória. Quando o dinheiro fala mais alto, não há quem possa lutar contra. Hoje, os atores que criaram a série recebem melhores salários, mas perderam prestígio. Saíram do protagonismo de um canal alternativo, para serem coadjuvantes de uma quase grande emissora. Triste. Mas, ainda assim, sinto falta de Hermes & Renato.





0 comments:

Post a Comment