Conversa para inglês ver

O programa 'Bola da vez', da ESPN Brasil entrevistou, mais uma vez, o jornalista britânico Andrew Jennings. Ele é responsável pelas reportagens investigativas que colocam as duas mais fortes entidades esportivas do mundo, COI e FIFA, e seus membros em um grande esquema de corrupção.

Durante todo o programa, Jennings, que lança em português a versão do livro 'Jogo Sujo: o mundo secreto da FIFA', abordou diversos assuntos, principalmente, o envolvimento de Joseph Blatter (presidente da FIFA), Ricardo Teixeira (presidente da CBF) e João Havelange (presidente de honra da FIFA) em esquemas de proprina.

O que me decepciona é ver que é preciso um jornalista investigativo vir de Londres para nós termos noção de quão podre é o reino da CBF. Mais lamentável ainda é ver que os intitulados grandes veículos de comunicação para a massa brasileira, como Globo e Record, fazem vistas grossas a todas as acusações.

Em nenhum noticiário aparece uma linha sequer de denúncias. A cobertura é algo totalmente supercial. Se foca apenas os eventos e não o jogo político e sujo que há por trás. É lamentável um País que lutou tanto pela liberdade durante a ditadura ter veículos que se curvam as vontades de Tricky Ricky e Havelange.

Enfim, para quem se interessar, o livro já está disponível nas livrarias. Andrew Jennings já afirmou que tem material para escrever sobre a Copa 2014 e Olimpíadas 2016. Resta saber quais serão as novas acusações sobre os ombros dos pífios dirigentes brasileiros.

A primeira passagem de Andrew Jennings pelo programa 'Bola da vez', no dia 14 de agosto de 2010, está disponível no youtube. Participam deste debate João Palomino, Mauro Cezar Pereira, André Kfouri, Paolo Manzo e Rodrigo Mattos.

0 comments:

Post a Comment