5 days of august

Hoje estava em minha maratona de filmes. Após baixar diversos títulos chegou a hora de ver um por um. Cheguei a um que me prendeu a atenção por envolver minha profissão: jornalista. Trata sobre a vida de um correspondente internacional que cobre zonas de conflito.

Zonas de conflito é como popularmente são chamadas as praças de guerra. Aqueles locais onde o bicho pega e todos saem correndo. Nessa hora, sempre ficam alguns representantes desta nobre profissão para passar o que de verdade acontece no local.

O filme de chama '5 days of august' (5 days of war nos EUA e Reino Unido). Dirigido for Renny Harlin (Alta Velocidade, 12 rounds e Exorcista: O início), o longa-metragem aborda a história do repórter Thomas Anders (Rupert Friend) e o câmera Sebastian Ganz (Richard Coyle) durante a invasão russa na Georgia.

A película retrata bem todos os dramas vividos pela profissão. Desde entrar em uma zona de conflito, até ser alvo de milícias e reféns da guerra. Segundo o filme, em 2008, na mesma época que as Olimpíadas de Pequim, a Rússia invadiu a Ossétia do Sul para se apoderar do território. O local é ponto de tensão entre os países desde 1991.

O governo russo pagaria para milicianos tomarem o controle da região e os georgianos defendiam o local como território de seu País. Um país acusa o outro de ter dado o primeiro tiro no confronto. A Rússia alega que a região pertence a seu Estado desde 1992.

Enfim, no meio disso tudo, um grupo de jornalistas são enviados para cobrir o evento. O longa-metragem chega a fazer uma defesa à Georgia, quase que expondo apenas o lado georgiano durante toda a história. Dá a entender que os russos estão errados e que tudo se deu porque a Georgia decidiu fazer parte da União Europeia e se aproximar do ocidente.

O filme conta com participações especiais de Andy Garcia e Val Kilmer. Para quem gosta de filmes de guerra e/ou do trabalho de jornalistas, vale a pena assistir. Em seu início, '5 days of august' diz: 'Em uma guerra, a primeira baixa é a verdade'. Após ver o longa-metragem, cabe a cada um em que verdade acreditar.

0 comments:

Post a Comment