Repetindo a história

Em minhas madrugadas em que o sono demora a vir, eu costumo a zapear os canais em busca de algo que me entretenha ou que me enriqueça, de alguma forma. Com isso, por muitas vezes acabo caindo em canais Discovery (Channel, Science, Civilization) e o The History Channel.

Ao assistir o History, me deparei com comerciais interessantes do canal. São pitadas sobre a história brasileira. Histórias resumidas em um minuto e trinta segundos, dois minutos até, mas que trazem sempre uma lição para não esquecermos.

Os comerciais são apresentados pelo jornalista Eduardo Bueno. Este gaúcho já escreveu mais de vinte livros sobre a história do Brasil. Apesar de não ser formado em história, tem profundo conhecimento, sendo um dos maiores especialistas sobre o tema.

Em todos os quadros, Bueno, também conhecido como Peninha, termina com a frase: 'Um povo que não conhece a sua história está condenado a repití-la. Se você acha que os próximos 500 anos do Brasil não deveriam ser iguais aos 500 que passaram, fique ligado'.

Esta frase me chamou a atenção. Com as pequenas histórias contadas por ele durante cada quadro, o que se vê são histórias repetidas. Descaso do governo com seu povo, abuso de poder, corrupção, desrespeito as leis, entre outros absurdos.

É triste ver que a história apenas se repete, sem que não haja mudanças. A única coisa que muda são os personagens. O enredo e o fim, continuam os mesmos. Algo lamentável. Para quem quiser conhecer mais da obra de Eduardo Bueno e sobre a real história do Brasil, de uma forma mais dinâmica e sem a formalidade dos livros acadêmicos, leia "Brasil: Uma história - cinco séculos de um país em construção". Deixo alguns vídeos feitos pelo canal History.











0 comments:

Post a Comment