O que é belo?

Quem ama o feio, bonito lhe parece. A pergunta feia no título é encarada, por mim, cada vez mais, como uma questão pessoal. Eu acredito que a beleza vem de dentro de quem olha cada pessoa, objeto, cenário. Ninguém pode ditar o que é belo ou não. Afinal, quem é você pra julgar o que é bonito?

Há quem irá pensar: 'Mas existem coisas que são impossíveis de você falar que não são bonitas.' Acredite, sempre existirá alguém que não achará nada bonito, que não chamará a atenção. Por exemplo, há quem goste de construções coloniais, até pela arquitetura e tal, mas, pelo meu pai, poderia derrubar tudo e construir algo moderno.

Isso vale para todas as coisas da vida. Até para aquela mulher de aparência estonteante. Vai existir alguém no mundo que irá preferir o interior do que exterior e achá-la feia, aos seus olhos. Nunca existirá uma unanimidade neste quesito.

Pensando melhor, é ótimo que seja assim. O que seria do vermelho se todos gostassem do azul? Já diria Nelson Rodrigues: 'Toda unanimidade é burra.' Se o conceito de belo parte da interpretação do indivíduo, do que cada um sente, seria a beleza algo abstrato? Talvez seja. Nos atraímos por algo ou alguém porque sentimos algo e não porque uma regra em algum lugar está dizendo que é bonito ou não.

"Belezas são coisas
 Acesas por dentro
 Tristezas são belezas
 Apagadas pelo sofrimento"
(Jorge Mautner e Nelson Jacobina - Lágrimas Negras)

Obs: Se alguém se interessar pela música, recomendo a versão do Otto com a Julieta Venegas.

0 comments:

Post a Comment