Liberdade

Liberdade. Quantos não morreram em busca dela e por ela? Com tantos exemplos, espalhados pela história, não entra na minha cabeça como existem pessoas que negam a própria liberdade e se conformam em ser prisioneiras nesta vida.

Pior é quando reclamam que não possuem liberdade mas não fazem nada para mudar isso. Se tornam reféns de um relacionamento que vai de mal a pior, de um emprego que odeiam, de amigos que julga serem falsos. Mas, ainda assim, segue nesse cotidiano. Apenas aceita.

Essas situações são tão fáceis de serem controladas, revertidas, mas há quem prefira a inércia. Entretanto, esse tipo de reclusão não é do pior tipo. É muito mais díficil quando o que prende são conceitos. Ser refém de um preconceito, de uma ideologia, de uma filosofia.

Já diria o francês Marcel Achard: "Um homem que nunca muda de opinião, em vez de demonstrar a qualidade da sua opinião, demonstra a pouca qualidade da sua mente." Pouca qualidade que o faz se trancar do seu mundo e ser uma marionete de suas próprias ideias.

Por isso que eu creio que o melhor é sempre tentar manter a mente aberta e, desta forma, tentar respirar um pouco de liberdade, mesmo que não em sua plenitude.

"Pra matar a sede
  Eu quero aproveitar
  A liberdade"
(Rodox - Beach Punx)

0 comments:

Post a Comment