The Godfather

O post semanal de indicação de filmes desta semana será feito na madrugada de hoje, e não na madrugada de domingo para segunda-feira, como vinha sendo. Minha indicação desta semana é O Poderoso Chefão (The Godfather), de Francis Ford Cooppola, feito em 1972.

Baseado em uma obra do escritor Mario Puzo, o filme aborda a história da família Corleone e tudo que a cerca. Inicialmente, o longa-metragem levaria o nome de Mafia, expondo demais a ligação entre italianos e a organização criminosa.

Isso não aconteceu por Coppola, escolhido para dirigir o filme por ser um ítalo-americano, se negou a dirigir um filme que denegrisse a imagem da Itália e de seus decendentes. Por isso, a história trata muito como famílias e o termo máfia é usado mais em acusações jurídicas do que pelos personagens principais da história.

A narrativa traz Don Vito Corleone como o patriarca de uma família de três filhos, além de um consigliere,  associados, caporegimes, soldados e outros escalões de uma organização. Em Nova York, o contrabando é controlado pelos Corleone e outras quatro famílias: Cuneo, Tattaglia, Stracci e Barzini.

Apesar das brigas entre si, não há uma guerra declarada e todas se respeito. Tanto que Don Barzini vai até o casamento da filha de Vito Corleone. As coisas começam a mudar quando Virgil Sollozzo aparece com uma proposta para as famílias traficarem drogas e terem mais lucro. A partir deste ponto, diversos acontecimentos se passam e fazem com que Michael, o filho mais novo de Vito, que era o correto, fora dos esquemas da família, soldado de guerra pelos Estados Unidos, comece a ser tornar o mais poderoso mafioso do mundo.


O filme conta com um elenco recheado de estrelas como Robert Duvall, James Caan, Diane Keaton, Al Pacino. Destaque para o eterno Marlon Brando que recebeu o Oscar de melhor ator pela sua apresentação no filme. Prêmio este que Brando se recusou a receber e enviou a ativista Sacheen Littlefeather à cerimônia para que ela pudesse ler o manifesto do ator a favor da inclusão dos índios americanos nos filmes de Hollywood.

O Poderoso Chefão também recebeu Oscars por melhor filme e melhor roteiro adaptado. Também ganhou cinco Globos de Ouro por melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor trilha sonora e melhor roteiro adaptado. Também possui um BAFTA por melhor música para filme. Por curiosidade, o filme tem um Grammy, por melhor trilha sonora para cinema ou especial de TV.

É um filme que vale apena e, apesar de longo (175 minutos), consegue prender a atenção do espectador. Alterna momentos de ação, tensão e cenas leves, fazendo com que o longa-metragem, apesar de tratar da máfia e envolver mortes e crimes, não seja muito pesado para quem o assiste. Vale a pena assistir.


0 comments:

Post a Comment