Ping-pong

É incrível como vai e vem acontece dentro das TV's brasileiras. É muito comum ver atores saírem da Globo, irem até o SBT ou Record para algum tempo depois retornarem ao plim-plim. É costumeiro também ver a troca que ocorre com apresentadores, principalmente em programas vespertinos.

Mas, o que José Luiz Datena faz com Record e Bandeirantes é algo inacreditável. Muda de uma emissora pra outra numa facilidade. Toda hora que chega em uma delas, rasga aquela seda imensa. São elogios atrás de elogios, fazendo parecer que saiu de uma TV de nível inferior para o topo.

Nessa última vez, ele bateu o recorde. Foram aproximadamente 60 dias em que ele deu uma banana pra Band, foi para Record e já voltou. Vale lembrar que voltou por decisão própria, sem chegar a nenhum acordo com a Record, que o aguardava para o Cidade Alerta desta segunda-feira, mesmo sabendo que o mesmo não viria.

É incrível como, mesmo sendo usadas por Datena, as duas emissoras sempre estão de braços abertos para recebê-lo. É uma relação de dependência, como só ele fosse capaz, neste País, de apresentar um programa chamado de 'jornalismo realidade' e consiga dar audiência. Tenho a impressão que se tornam reféns do apresentador.

Para a Record (e também Datena) fica a lição. Um programa não tem audiência só por causa de um apresentador. A equipe toda faz parte. Levar o Datena só para o Cidade Alerta não será a mesma coisa que ter a equipe do Brasil Urgente trabalhando no programa. Uma andorinha só não faz verão, tirando o caso do Silvio Santos que é a exceção a regra.

Entretanto, Datena dá audiência, sim. Sua presença no CQC no lugar de Marcelo Tas, que está doente segundo a equipe do programa, rendeu a vice-liderança do IBOPE à Bandeirantes. Uma média de 8,5 pontos no índice contra 27,1 da Globo.

Lógico que isso acontece por ser uma novidade. Se Datena apresentasse o CQC toda segunda-feira, não teria o mesmo desempenho. O ineditismo cria o fenômeno. Mas, uma coisa há de se concordar: à frente do Brasil Urgente, apesar das asneiras que fala, ainda é melhor que Luciano Faccioli, que não combina muito com o conteúdo do programa.

0 comments:

Post a Comment