Atentou contra si

Dentro do funk há, pelo menos, três tipos de música. Existe o que eu chamo de estilo 'limpo', onde as letras são mais comedidas para serem veiculadas nos meios de comunicação de modo aceitável. Tem o tipo 'sujo', em que algumas palavras mais fortes são utilizadas e, por vezes, transformam a música em baixaria. Por último, existe o 'proibidão', onde o conteúdo se destina à letras que falam basicamente de apologia ao crime e drogas.

Rafael Leo de Moura, de 24 anos,  faz parte do último estilo. Mas, creio que ele se esqueceu o que significa a palavra proibido. Da casa do suposto MC Atentado, ele atentou contra si utilizando o youtube e acabou sendo preso em Taubaté.

Portando duas armas as quais ele chega a beijar, falou palavras de provocação à polícia, de apoio ao PCC, facção criminosa existente no estado de SP, cantou uma letra com ameaças e acabou se dando mal por isso.

No final do vídeo, ainda faz o favor de 'mandar um salve' para a liberdade de expressão. Para quem cita artigos do código penal brasileiro como um promotor, deveria saber melhor que fazer incitação ao crime está no art. 286. Por isso o 'proibidão' é chamado de 'probidão' e cantores desse tipo são procurados e não mostram suas caras ao menos que tenha uma grande proteção.

Também se esqueceu que tráfico de drogas faz parte do art. 33. Por isso, ao ser preso em flagrante em casa com mais de vinte pedras de crack, teve um acréscimo nas acusações. Enfim, agora, passará mais alguns anos preso. Afinal, já cumpriu cinco anos de pena por roubo.

Escolher a vida do crime como modo de vida é uma escolha de cada um. Agora incitar a prática da mesma é um ato ilegal e imoral. Acho que o MC Atentado vai pensar bem antes de lançar uma 'nova letra' em algo de tão fácil divulgação quanto é o youtube. Quis se promover com uma atitude com a qual ele sabe, e muito bem, que a sociade repudia. Castigo merecido.

Clique aqui para ler a matéria da Folha.com sobre o caso e ver o vídeo.

0 comments:

Post a Comment