Pelé x Teixeira

Enquanto um quadro de Jesus Cristo 'protege' Pelé, Havelange é a 'sombra' de Ricardo Teixeira

O 'Uol vê TV', apresentado pelo jornalista Mauricio Stycer, recebeu o também jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, na última edição. Ele trabalha nos canais ESPN, um dos carros-chefe na mídia mais clara, livre das garras de Ricardo Teixeira, ilustre presidente da CBF.

Uma citação de PVC me chamou a atenção: 'Teixeira não imaginava que suas palavras fossem causar tanto barulho, mas se enganou, tanto que a presidente Dilma Roussef nomeou Pelé embaixador do evento para não atrelar a imagem da Copa no Brasil à do Ricardo'.

Ao ouvir isso, me veio a recordação da 'guerra' que Pelé trava com Teixeira e Cia desde 1974, aproximadamente. Muitas pessoas podem não ter conhecimento disso, mas Teixeira e Pelé estão sempre em lados opostos da política. São inimigos não-declarados.

Não que o Rei do futebol seja inimigo de alguém, mas Teixeira trata de transformá-lo em um devido a uma briga que não é sua, mas sim de seu ex-sogro, o presidente de honra da FIFA e eterno dirigente, João Havelange.

Andrew Jennings, jornalista britânico e maior especialista sobre os bastidores da FIFA, relata parte dessa história em seu livro Jogo Sujo - O mundo secreto da FIFA. Pelé esteve contrário a Havelange e por isso, é sempre inimigo. O velho nunca perdoa.

Por Teixeira ser cria do mesmo, carrega as mesmas mágoas, mesmo que não seja as dele. Em 1994, Havelange retirou Pelé da comissão de orgnaização da Copa. Simplesmente baniu do evento uma das poucas figuras famosas do futebol conhecida pelos norte-americanos da época.

Teixeira, dando sequência a esse trabalho, fez o favor de deixar Pelé de fora na hora do anúncio do Brasil como sede da Copa 2014. Levou Romário e Dunga ao invés do símbolo maior do futebol arte. No início, pensava que seria para simbolizar a época de ouro de Ricardo Teixeira frente à CBF, mas havia sim, uma ponta de rancor.

Quando o Governo Federal coloca Pelé como embaixador da Copa, confronta a imagem de Teixeira. Se, à primeira vista, parece não haver um conflito, tenha certeza que nos bastidores todos devem estar inquietos. Afinal, Teixeira é pau-mandado de Havelange. Pelé brilhar mais não será assim facilmente tolerado.

0 comments:

Post a Comment