The last king of Scotland

Depois de muito tempo sem escrever sobre filmes, está no dia de indicação no 'Devaneios da madruga'. Minha dica de hoje é o longa-metragem The last king of Scotland (O último rei da Escócia), de 2006, do diretor Kevin Macdonald.

Baseado no livro homônimo de Giles Foden, o filme relata a história de Nicholas Carrigan, um médico escocês, vivido por James McAvoy, que se torna médico pessoal de Idi Amin Dada, famoso ditador que governou Uganda entre 1971 e 1979.

Usando a Uganda de Amin Dada (interpretado por Forest Withaker) como pano de fundo, o longa mostra as faces de um líder político imprevisível e obcecado pelo poder. Um homem que cometeu atrocidades para manter seu domínio sobre o povo.

Apelidado pelo cidadãos como 'o açogueiro de Kampala', Amin dada extermina todos aqueles que se opõe ao seu governo. Se auto-intula 'o último rei da Escócia' por ter 'expulsado' os ingleses de Uganda. Além disso, foi acusado de diversos crimes contra a humanidade. Jornais britânicos o acusaram até de canibalismo.

Carrigan, que entra na vida de Amin Dada por um acaso, acaba tomando corpo ao longo do filme. Seu papel na história de Uganda vai ganhando força ao tempo em que ganha a confiança do ditador, a ponto de se tornar um dos principais conselheiros do general.

Mas, ao mesmo tempo que a importância do médico aumenta, ele vai percebendo que o homem que aprendeu a admirar, após o mesmo derrubar o antigo governo, não é um líder como se imaginava. Com isso, aprende que quanto mais se entra no mundo Idi Amin Dada, mais difícil fica de sair com vida.

Uma brilhante atuação de Forest Whitaker. Tão convincente que lhe rendeu premiações de melhor ator no 'Oscar', 'Globo de ouro' e BAFTA. Ganhou outros BAFTA's por melhor filme britânico e roteiro adaptado,  além de ser indicado por melhor filme e melhor ator coadjuvante (James McAvoy).

Um filme com ação e drama que relata fatos reais com cenas fortes e que chegam a chocar a quem assiste. O último rei da Escócia é um filme imperdível para quem gosta de 'História' e quer conhecer mais sobre um dos principais e mais crueis ditadores africanos da história.

0 comments:

Post a Comment