Os 272 palhaços no salão

Foi aprovada pela Câmara dos deputados, na noite da última quarta-feira, a medida provisória 527/2011. Oras, cidadão brasileiro (ou não) e leitor do blog, você me perguntará: 'O que é esta medida provisória 527/2011 que foi aprovada anteontem?'

Essa mutreta política feita pelos nossos gloriosos representantes em Brasília criará o que eles chamam de 'Regime Diferenciado de Contratações Públicas, com regras específicas para licitações de obras e serviços relacionados às copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014) e às Olimpíadas e Paraolimpíadas (2016)'.

Agora, vamos a tradução. É uma medida que visa facilitar o trâmite com licitações para os eventos citados. Segundo os 272 deputados que votaram a favor, visa uma flexibilização para que as obras necessárias para a realização dos eventos saia do papel.


Sendo mais claro, essa manobra irá manter em sigilos todos os custos em relação aos eventos da dona FIFA e seo COI. Se o orçamento estourar, o povo brasileiro não irá ficar sabendo. Quanto vai custar a reforma do Maracanã, que já passa de 700 milhões de reais? Quanto dinheiro público irá para a construção do futuro estádio do Corinthians? Por quanto as empresas irão vencer as licitações para a construção dos elefantes brancos em Natal, Brasília, Recife, Cuiabá e Manaus? 

O que isso interessa ao povo brasileiro? O Ministério Público do Rio de Janeiro tinha criado uma comissão para fiscalizar todos os gastos referentes aos Jogos Olímpicos de 2016. Onde fica essa comissão, se tudo ficará em sigilo?


Parafraseando a marchinha 'Máscara negra': "Tanto riso! Oh! Quanta alegria! Duzentos e setenta e dois palhaços no salão!" Com o povo brasileiro nas arquibancadas do circo, rindo e omisso. Sem esboçar qualquer reação contrária.


Não pense você que os incríveis 76 parlamentares que votaram contra tiveram bom senso. Pensaram em não aumentar o rombo nos cofres públicos. Não! Grande parte destes 76 são a oposição. Não esqueça que quase todo mundo ali é carneirinho que segue a indicação do pastor (partido). Se o partido orienta votar não, porque o outro lado votou sim, vão quase que todos, cegamente, atrás da orientação.


Pior ainda é ver gente ligada ao esporte como Popó e Romário votarem sim. Abaixarem a cabeça para tudo isso. É algo revoltante e vergonhoso. Mas, novamente, o que interessa ao povo brasileiro? Todo mundo só quer festa e não fazer vexame perante ao resto do mundo. Pois isto já é um vexame. 

Viva a Copa do Mundo, Copa das Confederações e Olimpíadas! Serão 3 meses, nos próximos cinco anos, de festa, paparicando gringos e tentando posar de primeiro mundo. E depois, nós que nos viremos com o rombo que vai ficar. Simples. Viva, Brasil!


Para quem se interessar, a lista de votação da MP 527/2011

0 comments:

Post a Comment