O peru da festa

Usarei o post de hoje para falar sobre um grande, infelizmente já falecido, humorista brasileiro. Aliás, os melhores comediantes do Brasil já se foram ou estão perto de ir. Mas, enfim, falarei sobre um mito da comédia brasileira, o Costinha.

Lírio Mário da Costa, conhecido como Costinha, nasceu no Rio de Janeiro, em 1923. Costinha desenvolveu a habilidade artística desde pequeno, pois o pai era palhaço de circo. Mas, depois que o pai abandonou a família, começou a trabalhar em diversos empregos.

A vida do humorista mudaria em 1942, quando trabalhou de faxineiro na Radio Tamoio. Dentro da radio, começou a ganhar chances como ator radiofônico. A partir daí, começa a ficar famoso, principalmente pelas piadas da 'bichinha'.

Costinha também fez diversos filmes para o cinema e televisão, chegando à fama entre o final dos anos 60 e início dos anos 70. Também ganhou destaque na 'Escolinha do Professor Raimuindo', de Chico Anysio, como 'Seo Mazarito'.

Gravou uma série famosa contando piadas. As anedotas foram gravadas na coletânea 'O peru da festa'. São cinco discos, com conteúdo proíbido para menores de 21 anos. No conteúdo, piadas de diversos tipos em meio a interação com a plateia.

O humorista veio a falecer no Rio de Janeiro, em 1995, aos 72 anos, devido a um efisema pulmonar. Mas seu trabalho ainda pode ser conferido em vídeos na internet e na 'Escolinha do Professor Raimundo', que é reprisada no canal Viva.











0 comments:

Post a Comment