Tropa 2 pela 3ª vez

Hoje fui assistir, pela terceira vez, 'Tropa de elite 2: O inimigo agora é outro'. Sempre indo com um grupo diferente de amigos e familiares. Após terminar de ver o filme, fiquei pensando por que a película me chama tanto a atenção a ponto de eu ir ao cinema tantas vezes por ela.

Seriam as atuações? Os famosos bordões que ficaram tão famosos? A história semelhante ao que acontece na vida real? Sim, isso tudo também tem culpa por eu gostar do filme, mas não são o fato principal de me atrair para a sala de cinema.

Fui pesquisar sobre os nomes por trás do longa-metragem. Todo mundo fala só de José Padilha e Wagner Moura e não citam outros grandes nomes por trás do projeto. Ao bater os olhos nos nomes e nos trabalhos anteriores dos mesmos, entendi tudo.

Três profissionais, com grandes trabalhos, fazem toda a diferença. O primeiro deles é responsável pela edição e montagem: Daniel Rezende. Ele foi editor de filmes como 'Tropa de elite' e 'Diários de motocicleta'. Mas, além de tudo, trabalhou em dois trabalhos de montagem excelente: A série da HBO, 'Filhos do carnaval' e o indicado ao Oscar, 'Cidade de Deus'.


O segundo é o diretor de fotografia, Lula Carvalho. Eu sou vidrado pela fotografia dos filmes com imagens muito bem feitas, impactantes e belas. Carvalho esteve presente nesta função no primeiro filme e em 'Budapeste'. Além disso, carrega experiência de ter participado, como primeiro assistente de câmera, em 'Cidade de Deus'.

Por fim, o último profissional, o roteirista Bráulio Mantovani. Não bastar ter uma história se não souber como colocá-la no papel. Bráulio foi roteirista no primeiro filme também, além de estar em 'Cidade de Deus' e 'Linha de passe'.

Na minha opinião, 'Cidade de Deus' sempre foi o melhor filme brasileiro, disparado. Com estes profissionais tendo trabalhado neste longa-metragem, faz o maior sentido que eu seja muito fã de 'Tropa de elite 2'. Não é só pelo filme, não é só pelos atores. A produção faz toda a diferença. Com uma parte técnica como essa, fica fácil se tornar um grande filme.

"Tropa de elite
 Osso duro de roer
 Pega um, pega geral
 E também vai pegar você"
(Tihuana - Tropa De Elite)

0 comments:

Post a Comment