Síndrome do cavaleiro das trevas

São 4h40 da manhã. O horário perfeito para eu tentar explicar mais uma de minhas teorias que surgem durante as primeiras horas do dia. Falar sobre a teoria da 'síndrome do cavaleiro das trevas' é fácil. Acho que conseguirei passar a lógica da coisa.

Quem teve infância, conheceu as histórias de superheróis ou simplesmente viu o filme, sabe quem é o cavaleiro das trevas. Para quem não sabe, é o Batman. No final do filme, bem na última cena, o comissário Gordon começa a explicar para o filho o porquê do herói estar fugindo da polícia.

Uma frase que ele diz é: 'Porque ele ê o herói que Gotham merece, mas não o que ela precisa agora.' Isso me fez pensar. Não precisa estar no mundo dos quadrinhos para viver uma situação assim. No nosso cotidiano, facilmente nos deparamos com este dilema, esta síndrome.

Quando um cara ama uma garota, mas abre mão desse sentimento porque sabe que, desta forma, ela será mais feliz, ele o faz porque é aquilo que ela precisa, mesmo que não seja o que ele quer. Quando um chefe recebe uma ordem superior de demitir empregados, ele assume um papel que não quer, mas que precisa. Alguém precisa fazer o trabalho sujo.

O problema é que situações assim são por demais estressantes. Além disso, podem facilmente levar o 'Batman' à depressão. Isto acontece porque o outro lado nunca vai entender a nossa posição. Sempre fará um julgamento impreciso, longe da realidade do cavaleiro das trevas. O outro sempre se perguntará: 'por que ele fez isso?'. Entretanto, sempre sentirá que uma peça está faltando ali para fazer sentido.

Nessa situação, à quem for o cavaleiro, recomendo que seja forte de espírito para aguentar as críticas. Se o for fazer, que esteja muito bem com a sua auto-estima e não deixe as palavras fortes que virão, quase sempre daquele alguém por quem você nutre algum bom sentimento, te derrubar.

Aos que não entendem totalmente, que sejam pacientes e compreensivos. Sempre pode haver algum motivo nobre por trás de alguma atitude não muito explicável. Confiança é a base de tudo. Antes de julgar, pense nisso.

"Trust me
 Trust me through
 Catch me slowly
 Is your faith in me
 Faith in you
 All the things you are is what I am
 Do you feel?'
(Dee Joy - Trust Me)

0 comments:

Post a Comment