Besouro

Hoje, irei falar um pouco mais de cultura brasileira. Após pensar um pouco sobre o tema, resolvi fazer uma indicação de filme sobre um personagem lendário da história afrobrasileira: Este post será dedicado ao Besouro Mangangá ou Besouro Cordão de Ouro.

Em 2009, foi produzido um filme, intitulado 'Besouro', que narra a história desse personagem que nasceu em 1895 e faleceu em 1924. Capoeirista, viveu no Recôncavo Baiano, num local onde todo tipo de manifestação cultural africana era proibido ou reprimido.

O filme inicia com duas mensagens fortes passadas por Alípio, mestre de Besouro. No primeiro momento, quando o garoto começa a reclamar por ser pequeno, pobre e negro, Alípio diz a frase: 'Menino, um dia você vai ser homem. Pobre, quem sabe? Amanhã você pode ser rico. Agora, preto, meu filho, é pra vida inteira. Preto com muito orgulho de sua cor e não deixar ninguém fazer pouco de você.' Um momento de valorização das origens africanas.

Na segunda passagem, mestre Alípio ensina, por meio de um besouro (o inseto), que é possível nos superarmos: 'Ninguém dá conta que esse cascudo voa. É pesado e tem as asas finas. Até a ciência jura que esse besouro não voa. Mas...' e então Alípio assopra e o inseto sai voando. A partir daí começa a película.

Besouro (o capoeirista) ganhou este nome por escolha própria. Na infância, se chamava Manoel. Escolheu o inseto para lhe simbolizar porque era preto, que nem ele, mas que podia voar. Besouro era protegido pelos orixás e tinha o corpo fechado.

A história é muito interessante e o filme muito bem feito. A fotografia e montagem são de se admirar. É necessário olhar o filme sem o preconceito por ser algo brasileiro. Porque vibrar quando se assiste dois chineses voando em galhos de bambu ou com um homem metade humano, metade aranha, batendo nos inimigos, e fazer chacota quando isso acontece em um filme brasileiro?

No elenco, atores não muito conhecidos do grande público. Destaque para Irandhir Santos (Dep. Fraga em 'Tropa de elite 2') e Aílton Carmo como Besouro. Além de Ânderson Santos de Jesus, Jéssica Barbosa e Flávio Rocha, que interpretam papéis principais na trama.


Conteúdo da película é riquíssimo e valoriza um pouco da cultura brasileira. Afinal, Besouro é uma espécie de 'herói brasileiro'. Com origens daqui, que luta capoeira e fala a nossa língua. Vale a pena perder uma hora e meia da sua vida para assistir.

"Agora sim, o Saci
 Agora são dois irmãos
 Agora posso correr
 Agora preste atenção"
(Otto - Agora sim - música que faz parte da trilha sonora do longa-metragem)

0 comments:

Post a Comment