Boas lições

Quase todo mundo conhece o ditado: 'Você pode aprender as coisas por dois caminhos, pelo amor ou pela dor'. Sim, não deixa de ser verdade. Mas, há quem pense que só se tira lições de vida quando existe o sofrimento. Pessoas que não acreditam que se possa tirar coisas boas de lembranças agradáveis.

Pior que isso, existem aqueles que não fazem o menor esforço para valorizar o que aconteceu de bom. Fazem questão de só serem marcados por episódios de tristeza, mágoa e raiva. Acreditam que, só desta forma, serão fortes para seguir com a vida.

Podem seguir fortes, podem, fortes e amargurados. Quem pensa desta forma pode levar uma vida cheia de rancor, nutrindo maus sentimentos em relação à pessoas que, de alguma forma, possa te-las magoado em algum momento. Para eles, não importam os bons tempos que se viveu com tal indivíduo. Vale apenas aquilo que fica de ruim.
 
Minha pergunta é: 'Para que esquecer o bom?'. É tão reconfortante lembrar das pessoas com carinho, ter algo positivo para recordar. Isso, além de tudo, faz bem para alma. Para que carregar um fardo sem razão? Se satifaz curtir a dor para se fortalecer, tudo bem, mas viver apenas alimentando isso é perder tempo.

Além de tudo, isso acaba indicando uma falta de maturidade em lidar com as coisas. Ficar de birra, ficar apontando o dedo na cara do outro só para apontar erros do passado, é uma coisa de criança. Adultos sentam e conversam. Expõem-se os pensamentos e se chega a um consenso. Não se fica na violência gratuita.

Meu conselho é que você sempre busque guardar consigo as boas lembranças, os bons momentos. Não esqueça de tudo que passou, não. Mas não alimente sentimentos que só fazem mal ao coração. Há tanta vida pela frente, mas, às vezes, perdemos a chance de mostrar arrependimento e buscar a conciliação. A vida é longa, sim. Também é cheia de surpresas. O amanhã, de vez em quando, já é tarde. Tarde demais.

Leve as boas lições e memórias e guarde num canto escondido tudo que possa atrair pensamentos ruins. Tudo aquilo que só lhe serve para lhe trazer mágoa. É muito melhor sorrir do que chorar. Isto é um fato mais do que comprovado.


"So take the photographs
 and still frames in your mind
 Hang it on a shelf
 of good health and good time"
(Green Day - Good Riddance [Time Of Your Life])

0 comments:

Post a Comment