Humor explícito

Tem sido cada vez mais raro os famosos estúdios norte-americanos produzirem desenhos voltados para os adultos. Isso talvez aconteça porque a fórmula para o sucesso do segmento não é tão fácil quando o lado infantil. Hoje é mais fácil encontrar Bob Esponja, Padrinhos Mágicos e Phineas & Ferb em qualquer canal do que desenhos mais complexos.

O Cartoon Network, por algum tempo, teve o 'Adult Swin'. A ideia era boa e parte dos desenhos eram voltados realmente para o público adulto. Gostava de séries como 'Harvey, o Advogado' e 'Laboratório Submarino 2021'. Programas onde desenhos 'normais' passavam por situações totalmente diferentes da qual foram criados. Ver o Homem-pássaro num tribunal defendendo o Freddie Flintstone por associação criminosa é algo surreal.

Antigamente, a base para se falar em desenho adulto eram 'Os Simpsons'. O primeiro grande trabalho a fazer sucesso, a chamar atenção e ganhar um alto patamar. Mas eu vejo que, com o tempo, a série ficou repetitiva, ultrapassada e perdeu parte de sua graça. Não é para menos, após 22 temporadas, dificilmente não chegaria nesse ponto.

Mas meu conceito de animação voltada para maiores mudou ao ver 'Family Guy', chamado no Brasil de 'Uma família da pesada'. É um humor explícito, explorando tabus que a sociedade julga politicamente incorreto.

As personagens criadas por Seth Macfarlane não possuem o mínimo de senso e não poupam nada e a ninguém em piadas chamadas de 'humor negro' ou 'de mal gosto'. Desta forma, já trataram de obesos, negros, italianos, judeus, hispânicos, deficientes físicos, drogas, e outros temas.

Mesmo sendo algo que, inicialmente, choca a quem assiste, vale a pena prestar atenção. Apesar de alguns termos usados, é um humor inteligente. Piadas adultas e feitas para quem tem um raciocínio rápido para ligar assuntos. Infelizmente, igual a muitos desenhos, você tem que entender sobre a cultura do cotidiano norte-americano para entender certas tiradas. Entretanto, não deixa de ser um bom programa.

0 comments:

Post a Comment