Clássico Peter Sellers

Quem assiste ao Pantera Cor-de-rosa 1 e 2, com Steve Martin e Jean Reno, não sabe quem é o verdadeiro inspetor Jacques Clouseau. Apesar de bom ator, o norte-americano nunca chegará, nem perto, da atuação do britânico Peter Sellers, ao interpretar o atrapalhado policial francês.

O fato é que os novos filmes deturparam a real história do diamante pantera cor-de-rosa, assim como o estilo de Clouseau e os papeis das principais personagens da série. Fatos que para um fã dos antigos filmes, como sou, é um crime.

Minha indicação de filme esta semana é 'A Nova Transa Da Pantera Cor-De-Rosa (The Pink Panther Strikes Again), de 1976. É o quinto longa-metragem da série criada por Blake Edwards, falecido em dezembro do ano passado.

O filme narra a história do ex-inspetor-chefe Charles Dreyfus (Herbert Lom), que está internado em um hospital psiquiátrico após Clouseau o deixar louco. Após fugir do local, Dreyfus sequestra um cientista para a criação da arma do juízo final e ameaça usá-la se não assassinarem Clouseau.

O atrapalhado inspetor é designado para investigar o sumiço do cientista sequestrado sem notar que, ao mesmo tempo, um exército de assassinos, de diversas partes do mundo, tenta eliminá-lo. Um filme para rir em todos os momentos.

Destaque para as cenas entre Clouseau e seu mordomo, Cato, interpretado por Burt Kwouk. São cenas de luta que duram minutos, em um festival cômico de destruição do lugar onde eles estão. Algo milhões de vezes melhor que a baboseira de 'golpe de judô' feita entre Martin e Reno.

Apesar de ser um filme antigo, feito sem os mesmos recursos utilizados atualmente, é uma comédia para ficar gravada na memória. Serve também para lamentar que não existam grandes atores do humor como Sellers, falecido em 1980, vítima de um ataque cardíaco.

Deixo a cena de luta entre Clouseau e Cato.

A Nova Transa da Pantera Cor-de-Rosa

0 comments:

Post a Comment