Jogos, trapaças e dois canos fumegantes

Dia de indicação de filme no 'Devaneios da madruga'. Desta vez, sairei do lado sombrio e partirei para o gênero da ação. A dica de hoje é Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (Lock, Stock and Two Smoking Barrels, 1998), de Guy Ritchie.


Cartão de entrada de Ritche como diretor de longa-metragem, Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes conta a história de quatro amigos (Eddy, Tom, Bacon e Soap), que se aventuram pelo submundo da capital da Inglaterra, Londres.


Querendo ganhar dinheiro rápido, eles arrecadam 100 mil libras para entrar em um jogo de cartas comandado por Harry, 'o machado'. Eddy é o escolhido para representar o grupo devido a sua habilidade com cartas. Entretanto, Harry trapaceia e, com ajuda de seu segurança, trapaceia no jogo. Eddy sai do local devendo 500 mil libras. 


Na saída, o segurança de Harry avisa que o dinheiro tem que ser pago em uma semana. Após esse prazo, Eddy e seus amigos perderão um dedo por cada dia de atraso no pagamento. A partir daí, começa uma corrida desesperada para reunir as 500 mil libras a tempo.


O filme consegue unir diversos núcleos para formar uma história. Ritchie conta ao mesmo tempo, pelo menos, outras cinco histórias paralelas aos quatro amigos. A interação entre as diversas personagens torna o filme dinâmico e complexo. Com o passar da história, o espectador consegue ir ligando os pontos.


Destaque para participações de Jason Statham (Adrenalina e Os mercenários) e do cantor Sting. O longa recebeu duas indicações ao BAFTA, por melhor edição e melhor filme britânico. Para quem gosta de ação misturada com toques de humor dentro de uma história cheia de detalhes, é um prato cheio. Um filme que vale a pena ser assistido.

0 comments:

Post a Comment