O mistério do samba

Lá vou eu com outro 'momento cultural' dentro deste blog. Vou usar este espaço para indicar um documentário. Para quem gosta de samba, o verdadeiro, não o samba atual que é apenas comercial, assista 'O mistério do samba', de 2008.

Com o foco na velha guarda da Portela, uma das mais antigas e tradicionais escolas de samba do Rio Janeiro, o longa-metragem traz relatos dos tempos antigos do bom samba. Dirigido por Lula Buarque de Hollanda (sobrinho de Chico Buarque) e Carolina Jabor (filha de Arnaldo Jabor), o filme consegue prender a atenção do espectador ao longo dos seus 88 minutos.

Ele tem uma similaridade com outro documentário: Buena Vista Social Club (de 1999), dirigido por Wim Wenders. A diferença é que, infelizmente, não foi feito nenhum grande show num teatro, com casa cheia para esse povo que representa o berço do samba.

Outra diferença é que o cd do Buena Vista Social Club saiu a partir do filme. Já 'O mistério do samba' nasce de um trabalho que Marisa Monte fez para resgatar antigos sambas. Um material caseiro passado para o cd 'Tudo Azul'. Aliás, a cantora faz parte de toda produção deste longa.

No mais, o filme conta também com dois personagens mais famosos do grande público: Zeca Pagodinho e Paulinho da Viola, padrinho da Velha Guarda da Portela ao lado do fundador da escola, Paulo Benjamim de Oliveira, o Paulo da Portela.

Fica a dica para quem gosta de música, de samba e, principalmente, da Portela. 'O mistério do samba' é um documentário que te faz caminhar entre alegrias e tristezas por meio da comunidade e que consegue, de certa forma, fazer com que você se identifique com as personagens e se sinta mais um que está ali, ajudando a cantar em coro, todas músicas.

"Você me abandonou
 Ô ô eu não vou chorar
 Mas hei de me vingar
 Não vou te ferir
 Eu não vou te envenenar
 O castigo que eu vou te dar é o desprezo
 Eu te mato devagar"
(Velha Guarda da Portela - Você Me Abandonou)

0 comments:

Post a Comment