Músicas

Com certeza todo mundo, em algum momento da vida, ouviu uma música e pensou 'essa música retrata bem o que eu estou vivendo'. É uma das coisas mais comuns. Todos tem alguma canção que marca cada momento, cada lembrança importante. Mas por que isso acontece?

Eu acho que é porque temos a necessidade de nos expressar sobre tudo que acontece conosco. Porém, nós nem sempre conseguimos traduzir isto ou temos vergonha, medo, o que seja, de falar. Então, acabamos nos espelhando em uma música para poder passar as pessoas aquilo que estamos vivendo. Como acontece com a religião, nós temos que nos apegar em algo pra acreditar, pra fazer com que possamos nos expressar sobre aquilo que não sabemos explicar.

As canções tem esse poder e conseguem isso mais fácil do que qualquer outra ferramenta. A união de palavras e melodia faz com que qualquer pessoa possa interpretar, de maneira mais fácil, uma música. Isso dificilmente acontece com um poema, por exemplo. Existem escritores que abusam dos mecanismos da língua portuguesa e fazem com que a sua escrita não seja muito compreensiva para o povo mais leigo.

A música toca na alma, é profunda. Mesmo quando ela não quer. Sempre existe alguém que transforma aquele misto de palavras e sons em algo significativo para si. De certa forma, impomos a nossa vontade sobre a canção.

Mas o que seria do ser humano sem a música? Não existiria uma forma mais sutil de nos comunicarmos. Não há quem não goste. Os estilos variam: da clássica ao funk, mas praticamente todas, tirando aquelas com letras de baixo calão, trazem uma mensagem, um sentimento, um significado. Tentamos impor nossa vontade, mas somos dependentes da música.

"Minha música não quer
Ser útil
Não quer ser moda
Não quer estar certa

Minha música não quer
Ser bela
Não quer ser má
Minha música não quer
Nascer pronta

Minha música não quer
Redimir mágoas
Nem dividir águas
Não quer traduzir
Não quer protestar

Minha música não quer
Me pertencer
Não quer ser sucesso
Não quer ser reflexo
Não quer revelar nada

Minha música não quer
Ser sujeito
Não quer ser história
Não quer ser resposta
Não quer perguntar

Minha música quer estar
Além do gosto
Não quer ter rosto
Não quer ser cultura

Minha música quer ser
De categoria nenhuma
Minha música quer
Só ser música
Minha música
Não quer pouco"
(Adriana Calcanhoto - Minha Música)

0 comments:

Post a Comment