Amar demais?

Tudo que é demais são sobras. Tudo em excesso faz mal, até chocolate. Frases clichês, geralmente dita por mães ou pessoas mais velhas, mas que não deixam nunca de ser verdade. Amar além do limite também entra nesse contexto. Amar demais? Só se for a você mesmo.

Nunca se deve amar alguém mais do que a si próprio. Quando isso acontece, há um desiquilíbrio na força. Geralmente, quem ama demais acaba sendo alguém carente, possessivo, ciumento além da conta e exigente. O ser humano é egoísta em sua essência. Se ele não tiver o mesmo sentimento de entrega por parte do outro, começam cobranças, brigas e outras coisas tolas, sem nenhuma razão aparente.

Relacionamentos assim estão quase sempre fadados ao fracasso. Tudo é muito intenso, do amor a dor. Depois do término é que as coisas tendem a piorar pro 'apaixonado'. Para o outro, a vida segue e toca-se o barco. Mas aquele sentimento de ingratidão e injustiça tomam conta de quem foi deixado. Com isso ele nem se liberta e nem liberta o outro para viver. Simplesmente não aceita o fim.

Sem contar aquela falsa liberdade dada no início. De falar 'tá tudo bem'. De dizer para a outra pessoa que entende, que tá indo bem, que tá se recuperando. Mas, na verdade, está se corroendo por dentro a cada dia. Definhando emocionalmente e com o psicológico muito abalado.

Depois a posse e o pseudo-amor são os que reinam na cabeça, fazendo com que não possa existir nenhum tipo de amizade com a outra pessoa depois de ter se quebrado o laço do relacionamento. A cada dia é um tratamento diferente, a cada hora pode vir um carinho ou uma patada. Não há amizade que resista a isso por muito tempo.

As coisas só melhoram para esta pessoa quando ele tem um choque muito forte. Uma porrada bem dada para acertar as ideias, por os pés no chão e se colocar no lugar. Não se achar dono de ninguém e nem responsável por ninguém que não ele próprio. A partir daí sim, começa um processo de recuperação para voltar a ser alguém livre de um amor que só aprisiona e traz dor.

Então, digo que para tudo na vida há que se ter uma medida. Se quiser ter algum relacionamento saudável, durarouro, longo e bem sucedido, saiba o quanto amar. Nunca ofereça o máximo que puder, ofereça o necessário para fazer a outra pessoa feliz.

"Quando ela jurou
Que me amava muito além
Que me amava muito mais
Do que um dia amou alguém
Que me amava muito mais
Do que se amava também
Eu respondi que é exagero
Eu respondi que é exagero
Ela pode até me amar
Mas tem que se amar primeiro"
(Edu Krieger - Quando Ela Jurou)

Obs: Este post foi escrito baseado em experiência de anos sendo psicólogo de muita gente durante desilusões amorosas.

Uma música para ilustrar o post:

0 comments:

Post a Comment