A vitória da democracia

A agência de notícias EFE noticiou que cerca de 90% dos tunisianos foram as urnas hoje para eleger uma Assembleia Constituinte. A primeira grande vitória da democracia desde que Zine El Abidine Ben Ali deixou o poder, em 14 de janeiro.

É um raro momento para o povo desde País, uma vez que que o atual presidente, Fouad Mebazaâ, interino no cargo, é apenas o terceiro da história política. Ben Ali ficou de 1987 até 2011. O antecessor, Habib Bourguiba, foi o líder da Tunísia entre 1957 e 1987, até ser destituído do cargo pelo próprio Ben Ali, na época, o seu primeiro-ministro.

Nessas horas que penso como nós, brasileiros, somos um povo que reclama demais. Lá, sem o voto ser obrigatório, 90% dos habitantes comparecem em busca de uma nova esperança. Aqui, o voto tem que ser na marra porque senão ninguém vai.

Reclamamos de tudo que se refere a política. Lá, eles aturaram décadas de didatura e foram a luta quando a situação se tornou insuportável. Somos reclamões e acomodados. Além de tudo, ingratos. Temos uma democracia consolidada. Podemos realizar as mudanças se tivermos força de vontade para isso. Mas, é sempre mais fácil sentar no sofá, ver o telejornal e só reclamar mais pouco.

0 comments:

Post a Comment